Doce, doce, quindim!

Todo mundo tem seu doce preferido, não é mesmo? Eu tenho o meu, o quindim!
E o amor é tanto que escrevi este post para ajudá-lo a identificar um bom quindim pela aparência e não cair nas armadilhas dos inúmeros “pudins amarelos” que vendem por aí.

A história que um dia me contaram sobre o quindim foi a seguinte: a maioria dos doces portugueses eram feitos a partir de ovos, açúcar e amêndoas. As freiras competiam entre si para saber quem fazia o doce mais saboroso a partir desses três elementos básicos, foi então que surgiu a brisa-do-Lis.

Com a chegada dos portugueses no Brasil e a dificuldade em encontrar as amêndoas, esta foi substituída pelo coco, elementos básico de nossa culinária, e assim nasceu o meu amado quindim.


Mas não pense que é qualquer doceria que sabe fazer quindim, estão errados! Esse doce é muito complicado de ser feito e a maioria erra a mão e acaba oferecendo aos clientes um pudim com gosto de ovos.

Para identificar um bom quindim você deve se atentar a cor. Deve ser de um amarelo vivo e transparente, um brilho parecido com a gelatina, mais ou menos isso. Perceba se o coco está concentrado na parte inferior do doce, fazendo uma base para ele. Fuja dos quindins que não tem a divisão entre coco e creme, esses são os piores.

Para finalizar, fiz uma lista com os quatro melhores lugares para apreciar um bom quindim. Confira:

- Restaurante Vila Real – Royal Palm Plaza – Nunca, nunca comi nada tão bom quanto o quindim que o Vila Real oferece, afinal com um dono português... Não poderia ser diferente!

- Fios de ovos – Esse lugar, localizado em uma portinha no bairro Cambuí, é maravilhoso e não só pelo quindim, mas hoje vou deixá-lo em segundo lugar pelo excelente doce de ovos que oferecem.

- Casa da sobremesa – Muito bom também, respeitam o quindim como ele deve ser. Passaram pelo meu crivo.

- Padaria e Restaurante Ricco Pane – Também possui outros sabores espetaculares e não deixam a peteca cair quando o assunto é quindim.

Se você também gosta de quindim e sabe de um lugar especial para saboreá-lo, compartilhe conosco! Eu, com certeza, irei experimentar!

Texto by: Deborah Chiari 


Nenhum comentário:

Postar um comentário