PEIXE ASSADO!

Continuando meu passeio pelo Mercadão, decidi comprar um peixe para assar. Lá os pescados são ultra frescos, e as peixarias vendem toda espécie de peixes e frutos do mar com uma variedade e qualidade impressionante. Eu escolhi uma anchova de mais ou menos 750 gramas, que custou apenas R$ 9,00. Você escolhe o que quer e, no caso do peixe, ele já vem limpo (sem a barrigada e sem escamas), lavado e muito bem embalado para facilitar o transporte:

Comprei alguns condimentos numa banca de lá, porque temperos são essenciais numa cozinha. Como vocês podem ver na foto abaixo, comprei açafrão, pimenta síria, limão com ervas, colorífico, louro moído, cravo e canela em pó e casca de laranja desidratada.

Na foto abaixo, vocês podem ver os temperos que usei no peixe. Dentro do copinho, um mix com alguns dos temperos acima (açafrão, limão com ervas, louro moído e casca de laranja). Acrescentei também salsinha, alecrim, sálvia, tomilho, manjericão, coentro, e pimenta, tudo orgânico, tudo da minha própria horta (eu planto e colho!).

Modo de fazer: forrei uma assadeira com papel alumínio, papel manteiga, e um fio de azeite por cima, para o peixe não grudar. Espalhei bem todos os condimentos por dentro e por fora do peixe. Piquei a salsinha, uma cebola e um tomate, e coloquei dentro do peixe. Cortei algumas batatinhas ao meio, e coloquei ao lado do peixe. Mais um fio de azeite por cima. Fechei o papel alumínio, e coloquei no forno médio pré-aquecido por uma hora. Após uma hora, abri o papel alumínio e deixei mais 30 minutos assando. Mais fácil, impossível.

Depois de 1 hora e meia assando, o resultado foi esse:

Quase nada de gordura, super saudável, e o cheiro bom ia longe! Todo o monte de temperos que coloquei deram um perfume ótimo ao peixe, que eu e minha mãe comemos com arroz e salada de abóbora. Delicioso!

4 comentários:

  1. uau. Esse peixe deve ter ficado ótimo de fazer.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parece que ficou ótimo!

    Deu até água na boca.

    ResponderExcluir
  3. peixe assim é muito bom! Eu adoro!!! Deve ter ficado uma delícia e imaginei o cheirinho daqui!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da apresentação das fotos... ficou show, e deve ter ficado muito bom mesmo!

    bjo

    ResponderExcluir