Macarrão na panela de pressão

Nem preguiça, nem improviso. Essa receita é daquelas que você tem que imprimir e guardar na gaveta de utensílios, prá fazer sempre que estiver com pressa, pouco inspirada ou com poucos ingredientes em casa.

Um dia desses, meu chefe Sérgio me perguntou “Ei, por que você não faz macarrão na panela de pressão e coloca a receita no seu blog? Fica tãaaaaaaao bom!!!” Resumindo: bom é pouco. Fica incrível, delicioso, barato, hiper rápido de fazer, suja pouca louça, admite muitas variações... Tudo que a gente gosta. Pela foto, vocês podem achar que ficou parecendo um “ragu”, mas acreditem: ficou muito saboroso, e o perfume do prato ia longe!

Pesquisei receitas na Net e fiz minha própria adaptação. Mas fica a dica: os sites http://tudogostoso.uol.com.br e http://cybercook.terra.com.br/ foram minhas principais referências para essa receita.

- 1 pacote de 500 gramas de macarrão fusilli/ou penne/ou parafuso

- 1 lata de molho de tomate

- 1 lata de creme de leite (com soro e tudo)

- 500 ml de água

- 500 gramas de carne moída

- 1 pacote de 50 g de queijo ralado

- 1 caldo de carne/ ou galinha.

- Sal a gosto.

Refogue na panela de pressão a carne ao seu gosto (eu refoguei no óleo de canola com bastante alho). Quando estiver frita, junte todos os demais ingredientes, deixando o macarrão por último, e mexa muito bem. Feche a pressão; quando o pino começar a apitar prá valer, diminua o fogo e deixe lá por 3 minutos (não mais que isso!). Apague o fogo, espere a pressão diminuir, e sirva como desejar.

Variações: podem-se acrescentar outros ingredientes, como azeitonas picadas, sobras de frios (presunto, peito de peru), ervilha, milho... Após o cozimento, também é possível colocar o macarrão num refratário, cobrir com mussarela e/ou outros queijos, e levar ao forno para gratinar.

Levei 15 minutos para fazer essa receita. E não sei se é efeito da panela de pressão, mas o macarrão demora prá caramba prá esfriar – coisa que acontece rapidinho quando fazemos macarrão convencional. Rende muito, muito mesmo – em minha opinião, 5 pessoas comeriam tranquilamente essa quantidade de macarrão. Sujei apenas a panela de pressão, talheres, e o prato onde comi. Mais prático, impossível!

Obrigada pela dica, Chefe!

5 comentários:

  1. to adorando esse blog viu, tudo rápido e prático como Rainha gosta, kkkkkkkkk
    bjocas

    ResponderExcluir
  2. To gostando de ver que vocês fazem coisas práticas... muito bom mesmo!!!! :D

    Eu nunca comi esse macarrão de panela de pressão.. vou fazer.. estou com duas receitas já pra fazer e estão faltando TEMPO... não.. na verdade é deixar a preguiça de lado.

    Beeeijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei.
    Quando eu estiver em Serra Negra vou fazer para experimentar!

    ResponderExcluir
  4. Está com uma cara espetacular e parece fácil mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Eu já fiz... e nessa receita eu só tiraria a carne e colocaria uns bacons bem fritinhos... fica show!

    ResponderExcluir